quarta-feira, 31 de maio de 2017

Combater o desperdício alimentar

“2016 foi declarado pela Assembleia da República como o ano do combate ao desperdício alimentar. E todos os dias são desperdiçados milhares de produtos que poderiam ser consumidos, sem que a segurança alimentar seja posta em causa. A GoodAfter.com ajuda a combater esse desperdício”Chantal de Gispert, co-fundadora da GoodAfter


O GoodAfter é o primeiro supermercado online português a comercializar exclusivamente produtos que estão perto ou que já ultrapassaram o prazo de validade recomendado. 
Esta é uma excelente notícia uma vez que se trata de uma iniciativa que, para além de combater o desperdício, vem ajudar os consumidores a poupar imenso dinheiro!

Evita o desperdício alimentar lendo os rótulos das embalagens.

A leitura dos rótulos dos produtos alimentares faz toda a diferença!
Quando o prazo de validade supostamente expirou verifica se a data que consta na embalagem refere:
- Consumir até: então, trata-se de um produto que se estraga rapidamente. Não deve ser consumido após a data indicada;
- Consumir de preferência antes de: significa que o produto pode ser armazenado durante mais tempo. Não existe qualquer perigo em consumir esses alimentos após a data que consta na embalagem, embora possas notar alterações no sabor ou textura dos mesmos. Existe uma exceção: evite comer ovos após terminar o prazo mesmo que esteja indicado na embalagem “consumir de preferência antes de”!


Concluindo, lê bem o rótulo das embalagens antes de deitar ao lixo um alimento cujo prazo de validade já expirou. Se encontrares Consumir de preferência ainda o poderás consumir! 
A Goodafter.com só vende produtos com este segundo tipo de prazos ou mesmo sem qualquer prazo de consumo. Está pois garantida a segurança e propriedades dos alimentos postos à venda.


Existem outras iniciativas de combate ao desperdício, como por exemplo, recolhendo doações e depois distribuindo os alimentos a quem deles precisa. 
Aqui te deixamos algumas para teu conhecimento, e, quem sabe se algum dia virás a ser colaborador/voluntário em alguma delas:


Voluntários fazendo a triagem das ofertas para depois
 seguir para a distribuição a famílias carenciadas
(Banco Alimentar contra a Fome).

Gente Bonita Come Fruta Feia!...









Sem comentários:

Enviar um comentário