segunda-feira, 29 de maio de 2017

Curiosidades: Henry Rousseau, um pintor da natureza

Henry Rousseau


Nada me faz tão feliz como contemplar a natureza e pintá-la. Quando vou para o campo e vejo o Sol por todo o lado, o verde e as flores digo a mim próprio: tudo isto é realmente meu!

Auto-retrato na ilha de São Luís.
Auto-retrato com uma lâmpada.

Um pintor extremamente incomum, Henri Rousseau é uma figura única na história da arte europeia. Ficou conhecido também como o  aduaneiro por ter trabalhado como inspetor de alfândega.

Paisagem exótica.

Rousseau começou a pintar com cerca de quarenta anos de idade. Revelou ser um artista autodidata que afirmava ter unicamente por professor a natureza. Dedica-se à paisagem, uma paisagem calma, bucólica, estranhamente ordenada e artificial, onde todos os elementos têm igual importância.


Bouquet de flores com hera.

Com o tempo esta natureza torna-se cada vez mais complexa, onde a fantasia e o fantástico ganham lugar num pano de fundo exótico. De facto, as suas pinturas mais conhecidas retratam cenas da selva, embora ele nunca tivesse saído de França. Para realizar estas obras serve-lhe de inspiração as estufas, ilustrações de livros, os jardins botânicos de Paris e álbuns sobre fauna

O sonho.

O seu trabalho permite inseri-lo no movimento moderno do pós-impressionismo, sendo considerado um pintor naïve ou primitivo.

Pormenor da pintura anterior.
Afirmava ter inventado um novo género de retrato de paisagem

Mulher passeando numa floresta exótica.

Quando Pablo Picasso descobriu a sua obra reconheceu o génio de Rousseau. 

Paisagem exótica.

Vários pintores famosos da época não só admiravam a obra de Rousseau, que inspirou os seus próprios trabalhos, mas também a colecionavam. 

Os flamingos.

Sem comentários:

Enviar um comentário