segunda-feira, 8 de maio de 2017

Planta do mês: milefólio

O milefólio, assim chamado devido aos
 múltiplos recortes das suas folhas
O Milefólio é uma planta muito útil e pouco divulgada entre nós. O seu nome latim é Achillea milfolium, também conhecida por mil-em-rama, milfolhada, erva das cortadelas, erva dos militares, erva de S. João. O nome Achillea deve-se ao herói grego Aquiles que muito a utilizava para curar os ferimentos de guerra dos seus soldados. Na Europa foi muito utilizada nas práticas de bruxaria e nas poções mágicas.

A planta do milefólio.

Características
É uma planta vivaz, aromática, que pode atingir um metro de altura. Prefere solos arenosos e leves, cresce em relvados, bosques pouco densos, à beira de estradas e caminhos e também nos nossos jardins. Tem flores compostas brancas ou púrpuras que florescem entre fevereiro e novembro. Os múltiplos recortes das suas folhas dão origem ao nome milefólio.

O milefólio apresenta normalmente flores brancas.
Porém, as flores poderão também ser rosas ou púrpuras.

Propriedades
Aquiles estava certo em utilizá-la nas feridas dos soldados, pois veio a descobrir-se cientificamente que esta planta continha substâncias que estimulam a coagulação do sangue, apresentando ainda propriedades anti-inflamatórias, antissépticas e antialérgicas. É, igualmente, antiespasmódico do aparelho digestivo. É diurético e antisséptico urinário de acão suave. Faz baixar a febre e a tensão arterial, melhorando a circulação venosa e tonificando as varizes. Estimula a sudação. É utilizado no combate ao reumatismo. É um auxiliar digestivo e alivia as dores.

Milefólio de flor rosa.

Torna-se muito útil tê-la sempre à mão como planta de primeiros socorros, para estagnar o sangue do nariz ou de feridas. Colhem-se quatro ou cinco folhas, lava-se e faz-se com elas uma pequena bola que se pode aplicar diretamente no nariz sem empurrar muito para dentro, ou sobre as feridas.
Pode também, ferver-se a planta e fazer-se compressas com esta infusão.
O chá, feito com as folhas e as flores, é excelente para baixar a febre.

Chá de milefólio (folhas e flores).

Culinária
As pequenas flores brancas comestíveis ficam muito bonitas na decoração de pratos e as folhas em pequenas quantidades podem juntar-se às saladas. ATENÇÃO: as folhas devem comer-se em pequenas quantidades, não mais de três vezes por semana, podendo causar dores de cabeça ou vertigens. Não deve ser tomada durante a gravidez.

As flores do milefólio atraem os insetos polinizadores,
principalmente as abelhas.

Jardim
O milefólio aumenta a resistência das plantas vizinhas às doenças e é um bom companheiro para as plantas medicinais aumentando a sua produção de óleos essenciais e a sua vitalidade. Melhora também a resistência aos insetos de plantas vizinhas, devido ao seu aroma acre e pungente.
É muito utilizado na agricultura biodinâmica como acelerador da compostagem.
Considerada por muitos uma erva daninha invasora, o milefólio é na realidade uma planta de grande utilidade.


Este é um dos milefólios existentes no nosso jardim.

Sem comentários:

Enviar um comentário