segunda-feira, 8 de maio de 2017

Curiosidades: flores comestíveis

Uma salada que utiliza flores na sua confeção.

Há uma grande variedade de flores que se podem comer. No entanto, é importante saber que nem todas as flores são comestíveis! Algumas espécies podem ser tóxicas. Aprender a distingui-las é importante. 


As flores são usadas na culinária há milhares de anos. Os povos do Mediterrânico utilizaram-nas, tanto para dar sabor a pratos como para ornamento, conferindo um colorido especial à refeição. 
A nouvelle cuisine usa flores nas suas composições e muitas pessoas julgavam-nas apenas decorativas. No nosso país, as flores comestíveis têm pouca tradição, ao invés de países como a França, a Itália ou o Japão.
Atualmente em Portugal, o interesse pelas flores comestíveis é visto como uma tendência, uma moda que torna os pratos mais exóticos e visualmente mais atraentes.
Muitas delas são flores que habitualmente usamos na decoração. Normalmente são usadas frescas na alimentação, mas também podem ser conservadas, em especial secas, cristalizadas, congeladas ou mantidas em óleo.




Utilização
As flores comestíveis são usadas na elaboração de bebidas, xaropes, geleias, compotas, saladas, sopas, sobremesas, pães, bolos, como acompanhamento ou até como prato principal. Podem ainda aromatizar licores, vinagre, azeite e óleos.
As flores utilizadas na alimentação não se compram nas floristas nem em centros de jardinagem, pois estas são cultivadas com pesticidas e outros produtos químicos prejudiciais à saúde! Não se devem apanhar à beira das estradas nem em outras zonas poluídas.
As flores podem ser adquiridas em lojas gourmet, a agricultores especializados ou até cultivadas no nosso jardim. Porém, já é possível encontrar flores comestíveis em alguns supermercados na secção dos legumes.

Quem é que resiste a uma beleza destas?!

Conselhos
Na sua confeção existem alguns conselhos básicos a seguir. Como são muito delicadas não se devem lavar; usa-se um pincel suave ou um pano húmido. Habitualmente, são adicionadas após a restante receita ter ido ao lume ou são consumidas cruas em saladas. Algumas flores de maiores dimensões - flores de abóbora, por exemplo - podem ser fritas ou panadas.
Normalmente, só as pétalas são comestíveis, devendo retirar os pistilos e estames. Deve-se escolher a flor de acordo com o prato, pois algumas possuem um sabor mais amargo, enquanto outras são mais doces.

Uma salada cheia de vitaminas e de beleza!!!

Eis alguns exemplos:
Amor-perfeito (Viola tricolor) - pode ser usado em saladas e em sobremesas. É conhecido pelas suas propriedades diuréticas.
Violeta (Viola odorata) - possui um sabor doce e perfumado. Quando fresca é usada em saladas; quando cristalizada é usada na doçaria.
Flores de borragem (Borago officinalis) - as suas flores frescas azuis são usadas em saladas, bolos e sobremesas.
Calêndula (Calendula officinalis) - possui um sabor ligeiramente amargo, lembrando o açafrão, pelo que é usada em pratos de arroz, peixe, sopa, queijos ou omeletas. É muito usada como corante alimentar.
Capuchinha ou chaga (Tropaeolum majus) - possui um gosto levemente picante que faz lembrar o agrião. É das flores comestíveis mais conhecidas.
Rosas - as pétalas de rosa têm variadas utilizações: são usadas em infusões, conservas, sobremesas e conferem um sabor suave a pratos fritos.
Outras ainda são a alfazema, a begónia, a camomila, a cravina, o gerânio, o girassol, etc.

Tarte com flores comestíveis.

Então, ficaste com vontade de experimentar pratos em que se utilizem flores?
Aproveita a primavera e surpreende a família com pratos irresistíveis! 
Aqui te deixamos um link para aprenderes receitas que utilizem flores.

Não é difícil fazer uma cobertura de bolo semelhante a esta.
E como fica bem!!!

Sem comentários:

Enviar um comentário