quarta-feira, 31 de maio de 2017

A planta do mês: borragem

A borragem ou borago, de nome científico Borago officinalis L., é uma planta herbácea anual nativa da região mediterrânea.


A nossa borragem.

Na língua dos Celtas, borrach significa coragem e a planta era conhecida pela capacidade de espantar a tristeza e a melancolia.
A borragem é uma planta indispensável para ter uma horta equilibrada. Devido à sua robustez, é fácil de cultivar e exige poucos cuidados.
A floração tem um período relativamente longo que pode ir de junho a setembro. No entanto, em zonas onde o clima é mais ameno, ela pode florescer continuamente durante a maior parte do ano. 
As flores da borragem são geralmente azuis ou violeta-azuladas, embora exista uma cultivar com flores brancas. 


As lindas flores azuis da borragem.

Também existem plantas com flores brancas (raro).

A borragem, geralmente, não é afetada por pragas ou doenças. 

As flores da borragem (podem-se comer).

Benefícios na horta
É há muito tempo considerada uma boa companheira dos canteiros de morangueiros, dos pepinos, abóboras e também dos tomateiros. A proximidade com estas culturas cria um estímulo mútuo e potencia o crescimento. No caso do tomate, também melhora o seu sabor e ajuda impedir ataques de lagartas.

As flores da borragem atraem as abelhas.

São igualmente excelentes para atrair polinizadores para a horta uma vez que as suas flores são muito apreciadas pelas abelhas que vão ajudar na polinização das culturas da horta.

Para que serve a borragem
A borragem serve para tratar a tosse, catarro, constipações, gripe, resfriado, bronquite, inflamações nasais e geniturinárias, colesterol, e problemas de pele. 
Como o significado do nome já sugere, a borragem atua no tratamento da depressão, na hiperatividade infantil, nervosismo e tensão pré-menstrual.

As folhas largas da borragem são comestíveis.

Modo de uso
As partes utilizadas da borragem são as suas flores, caule, folhas e sementes para fazer chás, devendo sempre filtrar os pelos da planta.
Infusão de borragem: colocar 2 colheres (de sopa) de borragem em 1 xícara de água fervente e deixar repousar por 10 minutos. Depois coar e beber 2 vezes ao dia.

Óleo de borragem
O óleo de borragem é resultante da moagem das sementes que são retiradas do fruto.

É considerado como um dos óleos mais saudáveis para o consumo humano e pode ser usado como ingrediente para a alimentação, substituindo outros óleos mais nocivos à saúde. É utilizado também na indústria farmacêutica e de beleza.

Cápsulas de óleo de borragem.

Uso culinário
As folhas e flores são utilizadas, mas os caules são evitados por serem ásperos.


As flores e as folhas são comestíveis.

As folhas devem ser colhidas preferencialmente antes da floração, pois é quando estão com o melhor sabor. Estas podem ser consumidas cozidas (sopas) ou cruas, e têm um sabor semelhante ao pepinoAs folhas frescas são usadas em saladas, cortadas em tiras finas.  As folhas jovens acompanham o queijo fresco e podem ainda ser panadas com ovo e farinha e depois fritas. As folhas mais velhas e rijas são usadas e tratadas como o espinafre: cozidas e refogadas.


Salada de borragem com ovos cozidos. Bom apetite!

As flores têm um sabor delicado e podem ser adicionadas às saladas e sopas e coquetéis.
Podem ser usadas para colorir vinagre (corante azul) ou podem ser usadas em confeites e bebidas.
Deve apanhar-se as folhas ou as flores só quando necessário, pois murcham pouco tempo após serem colhidas.

Sem comentários:

Enviar um comentário