segunda-feira, 22 de maio de 2017

A morte silenciosa das abelhas

As abelhas estão cada vez mais ameaçadas de extinção
As abelhas alimentam-se de pólen (larvas) e de mel (néctar). Por norma, o número de abelhas diminui no inverno (importância dos hotéis para insetos) e é reposto até ao verão, quando o bom tempo traz mais alimento e a reprodução dispara. 

Abelhas e favos com mel e com pólen.
A vespa velutina, uma espécie predadora que veio da Ásia, está a espalhar-se rapidamente pela América e pela Europa, dizimando as colmeias.

Vespa velutina.

Em Portugal, as ameaças podem ser explicadas pelo(a,os):
- Varroa destructor (parasita) continua a ser uma dor de cabeça praticamente a nível planetário, uma vez que não existe um tratamento 100% eficaz contra este ácaro.

Varroa destructor

Abelha parasitada pelo Varroa destructor (círculo vermelho).

- Vespa velutina (ou asiática) que ataca as abelhas. O combate a esta espécie predadora requer muitas vezes intervenção especializada para aniquilar os seus ninhos. Portugal vai ter de aprender a conviver com a vespa-asiática, insecto predador de abelhas que, além de ser responsável por uma quebra na produção de mel, está também a preocupar as autoridades, pelo à-vontade com que instala os seus enormes e populosos vespeiros em zonas urbanas.
- Pesticidas, embora presentes, as suas implicações na morte das abelhas não estão quantificadas.
- Alterações climáticas.
- Redução da diversidade de plantas e árvores florais provocada pela agricultura moderna.

Apicultura, uma atividade em expansão em Portugal.

Em Portugal, há cerca de 18 mil apicultores, estando este número em crescimento. O Algarve é a zona de maior produção do país, seguida pelo Alto Minho, Trás-os-Montes e a Beira Alta.
Existem diversas medidas no sentido de impedir a progressão da extinção das abelhas. Algumas mais radicais estão a ser implementadas em Espanha, com o desenvolvimento das super abelhas.
Entre estas medidas, destacam-se o desenvolvimento da agricultura biológica, o controlo das doenças das abelhas e a aposta no projeto europeu Bee Doc que pretende desenvolver novas ferramentas de diagnóstico e novas estratégias de prevenção de doenças nas abelhas, bem como criar novos tratamentos que envolvam menos terapia química.

Agricultura biológica.

A FNAP (federação nacional de apicultores) é uma instituição que existe em Portugal para promover a apicultura e desenvolver métodos para melhorar a vida das abelhas em Portugal. 



Conclusão
Podemos concluir que sem a polinização pela qual as abelhas são responsáveis, frutos como a cereja, o melão, a maçã ou o pêssego ficariam em causa, assim como muitos legumes, casos do nabo ou da abóbora. As plantas polinizadas pelas abelhas também poderiam desaparecer e, por conseguinte, os animais que delas se alimentam, interferindo assim em toda a cadeira alimentar. Por este motivo, o futuro da Humanidade sem abelhas estaria em causa.


Sem comentários:

Enviar um comentário