terça-feira, 16 de maio de 2017

Chás, infusões e tisanas

Sabes a diferença entre chás, infusões e tisanas?
Embora estejamos habituados a chamar tudo de chá, na realidade apenas se deveria chamar chá à infusão da planta do chá, a Camellia sinensis.


Camellia sinensis.

Normalmente, estes termos empregam-se indistintamente. Porém, têm significados diferentes.
Trazemos-te este vídeo para ficares esclarecido. Ora vê!...




No entanto, o significado destes termos não é consensual. Assim, para a wikipedia a tisana é um tipo de infusão que consiste em adicionar ervas medicinais a água a ferver durante cinco ou seis minutos num recipiente tapado. Após esse tempo retira-se o recipiente do fogo, deixando descansar (ainda tapado) por cerca de 15 minutos. A tisana está pronta a ser consumida, após ser coada e colocada numa chávena.


Tisana de plantas medicinais.

"Chá de ervas" é frequentemente utilizado para designar todas as infusões feitas a partir de diferentes partes de plantas (não necessariamente ervas - casca, folhas, flores, etc). Exemplos mais comuns: chá de camomila, chá de erva-cidreira, chá de tília, chá de menta, chá de limão, chá de flor de laranjeira, etc.

Infusão de flores de tília.

No entanto, essas infusões são tisanas e não rigorosamente chás, uma vez que o termo chá designa única e exclusivamente a bebida preparada através da infusão de folhas, flores ou raízes da planta Camellia sinensis.



Chá (Camellia sinensis).

Uma infusão é, então, um processo para a fabricação de bebidas, em geral, pela imersão de uma substância aromática em água quente ou a ferver. Algumas das bebidas mais comuns e de mais vasta distribuição no planeta são infusões: café, chá, tisana e chimarrão.


Igualmente, utiliza-se o termo decocção para designar uma outra forma de utilizar as plantas, principalmente a suas partes duras. Ora vê este vídeo:


Sem comentários:

Enviar um comentário