quinta-feira, 25 de maio de 2017

Dia da espiga: 25 de maio

Os campos na primavera.

Hoje, é Quinta-feira da Ascensão (de Jesus Cristo ao Céu).
Neste dia celebra-se também o "dia da espiga" ou "quinta-feira da espiga".
Trata-se de uma antiga celebração popular portuguesa. Manhã cedo, rapazes e raparigas apanhavam espigas e flores campestres. Formavam com elas um ramo com espigas de trigo, rosmaninho, malmequeres e folhagem de oliveira que pode incluir centeio, cevada, aveia, margaridas, pampilhos e papoilas.

A festa da abundância e do renascimento da natureza.
Depois, o ramo era guardado ao longo de um ano, pendurado atrás da porta de entrada da casa, para que nela houvesse pão, azeite, dinheiro e alegria durante todo o ano. Só era substituído por um novo no dia da espiga do ano seguinte.
É crença do povo que a espiga apanhada na quinta-feira da Ascensão proporciona felicidade e abundância no lar. Aliás, a espiga de trigo propriamente dita representa a abundância de pão, o ramo de oliveira simboliza a paz, as flores amarelas e brancas respectivamente o ouro e a prata que significam a fartura e a prosperidade. 

Comemoração do fim do inverno e celebração da fertilidade. 

Este costume tem origens muito antigas e radica em tradições pagãs naturalmente associadas às festas consagradas à deusa Flora e que ocorriam por esta altura. Comemorava-se desta forma o fim do inverno e o renascimento da vida vegetal e animal (primavera). Pedia-se a bênção dos deuses para as novas colheitas (fertilidade). 
Posteriormente, este ritual pagão do Dia da Espiga ficou para sempre ligado à festa religiosa da Ascensão.

Comemoração do Dia da Espiga!

Os raminhos ficaram muito coloridos...
Como não podia deixar de ser, a horta associou-se às comemorações deste dia e cumpriu a tradição. Fizeram-se vários ramos de espigas e outras flores que foram colhidas de manhã bem cedo. Ora vejam como ficaram coloridas e bonitas…

Sem comentários:

Enviar um comentário