terça-feira, 15 de março de 2016

Clima temperado mediterrânico: Zonas Temperadas

O clima temperado mediterrâneo predomina no Sul da Europa e Norte de África (em torno do Mar Mediterrâneo). Também a Califórnia (EUA), o Chile, a parte mais a sul da África do Sul e o Sul e Sudoeste da Austrália, ou seja, nas fachadas ocidentais dos continentes, apresentam um clima com características muito semelhantes ao do clima temperado mediterrâneo.


O clima é o fator natural que mais contribui para a formação das paisagens. 
As características principais deste clima são:
  • Verão quente, seco (pelo menos um mês), sem nuvens e com forte insolação;
  • Inverno e Outono chuvosos.
  • Inverno relativamente ameno.
  • Precipitações totais anuais pouco abundantes.


Em Portugal, nota-se uma diferença climática de acordo com a latitude e a continentalidade. Ora vê:


A formação vegetal associada ao clima mediterrânico é a floresta mediterrânica. Nesta floresta dominam as árvores de pequeno porte e arbustos com características xerófitas (adaptação a regiões secas). As folhas são perenes, pequenas e coriáceas (carvalhos de folha persistente - sobreiros, azinheiras, carrascos; pinheiros mansos; oliveiras, medronheiros, alfarrobeiras) para evitar a perda de água. No sub-bosque abundam as plantas aromáticas: alecrim, rosmaninho, giesta, esteva, alfazema, urze, etc. Em Portugal, a norte da Serra da Estrela, a floresta apresenta árvores de folha larga e caduca (carvalhos de folha caduca – negral, alvarinho, cerquinho; castanheiros).


2 comentários:

  1. Bom dia eu estou a fazer uma tese e gostei de informação desta página. Porém gostaria de perguntar qual o nome dos autores de "Clima temperado mediterrânico: Zonas Temperadas" para colocar nas minhas referências bibliográficas. Se tivessem um documento em pdf ainda agradecia mais se o disponibilizassem

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. O texto do blogue é da autoria de Hortus. As imagens são da Net.

      Eliminar