sexta-feira, 31 de março de 2017

Comemoração do centenário do nascimento de Romeu Correia

Casa onde nasceu Romeu Correia (Rua Elias Garcia, Cacilhas).
Romeu Correia (Cacilhas,1917 - Almada,1996) iniciou a sua vida profissional como bancário, mas desde muito cedo sentiu uma apetência pelas artes e o desporto.

Romeu Correia
Desportista, escritor e dramaturgo (ligado ao Neorealismo), autor de obras como Trapo Azul (1948), Calamento (1950), Bonecos de Luz (1961) ou o Vagabundo das Mãos de Oiro (1960), Romeu Correia dedicou quase toda a sua obra romanesca e dramatúrgica a Almada e às suas gentes, descrevendo as várias atividades profissionais, as suas vidas e o seu quotidiano de labuta.


Assinatura de Romeu Correia
A infância de Romeu Correia, passada no Ginjal, é muito bem retratada no seu romance autobiográfico, Cais do Ginjal. Numa das páginas deste livro Romeu fala da sua entrada na escola primária…

Largo de Cacilhas
[...] «A escola escolhida pela avó Josefina para me iniciar nas primeiras letras fora a que ficava mais perto do Ginjal. Situava-se no largo de Cacilhas, em frente da Igreja da Senhora do Bom Sucesso. A professora era conhecida por uma alcunha terrível, que se repetia baixinho, e por entre sorrisos. Não sei se diga…? Mas digo: Sete Cus. Nem mais nem menos: Sete Cus. Estas duas palavrinhas obscureciam por completo a sua graça de baptismo: Henriqueta, dona Henriqueta.» [...]

Material escolar da época e a menina dos cinco olhos (a palmatória)
…e do cais do Ginjal [...] «Aquele cais onde morávamos, essa muralha com uma longa correnteza de prédios, dera ensejo a curiosa adivinha que se perguntava ao serão:
- Porque se parece o cais do Ginjal com um colete?
E a resposta provocava risos:
- Porque tem casas só dum lado.» [...]

Cais do Ginjal.
As suas obras, marcadas por uma forte ligação às fontes da literatura oral popular, decorrem frequentemente em ambientes como os do circo, das feiras, do teatro de fantoches ou outros grupos marginais à sociedade.

Romeu e a mulher Almerinda
Paralelamente à carreira literária, Romeu Correia foi atleta de competição em atletismo e campeão de boxe amador. Casou com Almerinda Correia, uma futura campeã nacional de Atletismo, da qual foi treinador.

Almerinda e o seu treinador e marido.
Romeu Correia orgulhava-se de, contrariamente aos hábitos puritanos da sociedade de então, ter sido o primeiro a incentivar a sua mulher a praticar desporto. É que uma senhora, naquela época, não usava calções em público!!!...
A Companhia de Teatro de Almada, associando-se às comemorações do centenário do nascimento de Romeu Correia, leva ao palco Bonecos de luz (Fórum Municipal).

Bonecos de luz no Fórum Municipal Romeu Correia
Então? Não sentes curiosidade em espreitar esta peça?! 
Bom, aqui fica esta sugestão para poderes conhecer melhor a obra deste escritor. 
Ou então, por que não leres algumas das suas obras que estão disponíveis na biblioteca da tua escola?

Alguma da bibliografia disponível.
Aqui está documentada uma das várias visitas
 que Romeu Correia fez à nossa escola

Sem comentários:

Enviar um comentário