sexta-feira, 31 de março de 2017

Observação de aves no espaço da EBSAA

Na quarta-feira passada (29 de abril), veio à nossa escola o Dr. Mário Estevéns da Câmara Municipal de Almada para fazer uma sessão sobre observação de aves. O convite tinha sido feito durante uma ação sobre o mesmo tema que decorreu no Parque da Paz. Imediatamente aceite, foi agora concretizado. Nele participaram os meninos do professor Jaime (5º A e B).

Ouvindo as explicações do professor Mário
E, assim, decorreu a nossa sessão:
- primeiro, em sala de aula, ouvimos instruções sobre como deveria ser o nosso comportamento no terreno. Como se comportam as aves (fugidias, desconcertantes com os seus voos saltitantes…). Distinguir aves de pássaros. Aprender a interpretar o seu canto e os seus sinais de alarme. Experimentámos visualizar objetos através da janelas com os binóculos (que contentamento o dos meninos em poder utilizá-los!!!...). E, finalmente, como consultar o pequeno livro sobre as aves (O meu guia de aves do Parque da Paz Almada, publicação da C.M.A.).

Experimentando os binóculos
- cada menino teve direito a um exemplar do guia (oferta) e a um par de binóculos (empréstimo). Este seria o material necessário para fazer uma observação de aves com sucesso.

Guia de aves da C.M.A.
- por último, fomos, então, para o terreno observar as aves. Vimos e ouvimos, entre outros: gaivotas, pombos, rolas, melros, toutinegras, chapins, verdilhões.

Guia de aves da C.M.A.

Chapim azul
Melro
Toutinegra-dos-valados

Observação de uma rola

Ouvindo e interpretando os cantos das aves

Um observador solitário...
Para a próxima, seremos, de certeza, capazes de fazer muitos mais avistamentos. Tudo é uma questão de prática!!!...
Obrigada professor Mário! Ficamos à espera de mais oportunidades para conhecer melhor as aves de forma a podermos cuidar melhor do ambiente. Contamos convosco!

Sem comentários:

Enviar um comentário