quinta-feira, 30 de março de 2017

Páscoa: antigas tradições

Amêndoas
Em Portugal uma das tradições mais antigas é dar amêndoas. Estas estão ligadas à troca de lembranças entre o padrinho ou madrinha com o seu afilhado. Antigamente dava-se o folar da Páscoa, sendo que essa tradição tem vindo a ser trocada por outras prendas, sendo a oferta de amêndoas a principal.
As amêndoas são também trocadas com outros membros e amigos da família. Na mesa do dia da Páscoa esta guloseima está sempre presente. Porém, há ainda outro significado da amêndoa durante a Páscoa, o simbolizar dos ovos da Páscoa, que por sua vez significa nascimento e vida, logo estará associado à Ressurreição de Jesus Cristo.
Os católicos praticantes acreditam que a amêndoa possa simbolizar Jesus Cristo. Isto porque Jesus Cristo tem uma natureza divina escondida por detrás da sua natureza humana, o mesmo acontece com a amêndoa (tem o interior e a cobertura).

A variedade de amêndoas é enorme
Alimentos
Na Quaresma, no tempo antes da Páscoa, é altura de jejum: evita-se comer carne às sextas-feiras, por respeito a Jesus Cristo que foi crucificado numa sexta-feira. Mas o domingo de Páscoa já é dia de festa e ressurreição, voltando-se a comer carne como cabrito ou borrego, à imagem dos tempos antigos.

Cabrito assado

Vitela assada com arroz de forno
Pão-de-ló seco
Pão-de-ló molhadinho
Creme queimado

Outras tradições
Na Páscoa as casas são limpas para receber a visita pascal, o Compasso, que simboliza a entrada de Jesus Cristo no lar, com a bênção do padre que benze a casa e todos os que ali habitam. As pessoas da família, amigos e vizinhos reúnem-se e ajoelham-se na sala principal, onde o padre lhes dá a cruz a beijar. No fim, todos se sentam à mesa que costuma ter amêndoas, doces da Páscoa, licores e vinho do Porto para oferecer aos membros do Compasso.

Mesa pascal com a família, amigos e vizinhos e Compasso

Porém, em muitos lugares do mundo a Páscoa é igualmente celebrada. Ora espreita aqui para ficares a conhecer outras tradições pascais.



Sem comentários:

Enviar um comentário