terça-feira, 6 de dezembro de 2016

Bem vindos ao mundo encantado dos cogumelos!!!...

Cogumelos: existem milhares de espécies,
algumas delas de grande beleza

O que são
Os cogumelos são fungos.
Desprovidos de clorofila são, por isso, incapazes de sintetizar matéria orgânica (fotossíntese). Como não possuem a capacidade de produzir o seu próprio alimento, os cogumelos alimentam-se por absorção do húmus.

Descrição de um cogumelo
Consumo de cogumelos
Existem muitas espécies de cogumelos que são comestíveis. São muito apreciados por serem muito ricos em proteinas. Para além destas, fornecem carboidratos, gorduras, vitaminas e minerais. Como possuem uma quantidade elevada de proteínas e uma quantidade pequena de gordura, podem ajudar a perder peso. Com relação às vitaminas, eles fornecem: vitamina B1 (tiamina), B2 (riboflavina), B3 (niacina), vitamina C (ácido ascórbico) e vitamina D. Entre os minerais podemos destacar: cálcio, potássio, iodo, sódio e fósforo.
Os cogumelos podem preparar-se de inúmeras maneiras, desde assados, cozidos a vapor, salteados, em saladas, em cremes, molhos, sopas ou pizzas. Antes de serem cozinhados, deve-se adicionar-lhes sumo de limão para obter um sabor mais suave e evitar que escureçam por oxidação.
Apetece-te experimentar uma receita saborosa com cogumelos? Ora clica aqui.
Porém, muitos dos cogumelos existentes são venenosos e causam diversas reações no organismo, causando intoxicações que podem levar à morte. 

Cogumelos medicinais
Há certos cogumelos com propriedades medicinais como o Penicillium. Alexandre Fleming inventou o primeiro antibiótico (penicilina) a partir deste fungo. Os cogumelos ao estimular o sistema imunológico têm-se mostrado importantes aliados no tratamento de doenças tais como cancro, lúpus, hepatite, HPV (Vírus do Papiloma Humano) e SIDA, entre outras.

Consumo e produção
O consumo de cogumelos é antiquíssimo (Grécia, Roma, Idade Média). O Homem aprendeu a cultivar os cogumelos e a dominar as técnicas de produção. Atualmente, utilizam-se modernos sistemas de cultura e a sua produção sofreu uma evolução extraordinária.

Produção e cogumelos

Outra imagem de produção de cogumelos
Então, ficaste com vontade de tentares a tua sorte? Para te informares sobre esta atividade, vê aqui.
A nível mundial os maiores produtores de cogumelos são a China, os EUA e, na Europa, Espanha, França e Países Baixos.
Em Portugal, as regiões produtoras mais importantes são Trás-os-Montes, a Beira Litoral e o Ribatejo e Oeste.

Cogumelos silvestres 
Os cogumelos silvestres desenvolvem-se no interior de pinhais e bosques, onde existam folhas secas e manta morta em decomposição.

 As trufas
Diferentes e até meio estranhas, as trufas são ilustres desconhecidas para muita gente. Não, não estamos a falar do chocolate que recebe o mesmo nome, mas sim do fungo que nasce sob a terra.
As trufas são fungos da família Tuberaceae, espécie mais rara e nobre de todos os cogumelos, possuem aspeto de mármore negro e bege e aroma e sabor marcantes. 
Estes cogumelos não podem ser cultivados. As trufas crescem espontaneamente sob a terra, a uma profundidade de 20 a 40 centímetros, próximo à raiz de carvalhos e castanheiros.  A sua busca requer o uso de cães farejadores. Mas nem sempre foi assim. Antigamente, usavam-se porcas para procurar as trufas. 

Colheita de trufas. Hoje em dia, utilizam-se mais os
cães farejadores para esta tarefa
Algumas das espécies têm sabor e aroma agradáveis, podendo atingir preços exorbitantes. A trufa branca fresca está entre as iguarias mais caras do mundo. Um quilo pode custar mais de 3000€.
Os tipos mais conhecidos são a trufa branca (Tuber magnatum), a trufa negra (Tuber melanosporum) e a trufa negra de verão (Tuber aestivum).

Trufa branca
 
Trufas negras
Para ficares a conhecer um pouco melhor estes maravilhosos seres vivos espreita aqui.
E se ficaste curioso acerca das trufas experimenta este site.

Os nossos cogumelos
Não sabemos se os cogumelos que aqui nasceram espontaneamente são comestíveis ou não. Será que alguém nos pode ajudar a identifica-los? Gostaríamos muito.







Sem comentários:

Enviar um comentário