segunda-feira, 19 de dezembro de 2016

As sementes: uma promessa de vida

variedades de sementes

A semente é o óvulo maduro e já fecundado das plantas, por esse motivo contém o embrião (estado de vida latente).
As sementes são formadas a partir da fecundação pela união dos gâmetas. A estrutura que contém os gâmetas são as flores e que, no caso de flores hermafroditas, são compostas de estames (órgãos masculinos), que produzem os grãos de pólen, e o pistilo (órgão feminino), onde são desenvolvidos os óvulos.

Os órgãos reprodutores femininos e masculinos

De facto, as sementes são estruturas extremamente importantes para a sobrevivência das plantas no ambiente. Elas são responsáveis por proteger o embrião, além de garantir a dispersão das espécies vegetais. Diferentemente dos animais, as plantas são limitadas na sua capacidade em procurar condições favoráveis para sua vida e crescimento.
As sementes são as unidades de dispersão das plantas e, para exercerem o seu papel, contam com uma variada gama de estratégias. Algumas sementes, por exemplo, são transportadas pelo vento; outras, pela água ou por organismos vivos (pássaros, esquilos). Existem ainda aquelas que são literalmente lançadas para fora do fruto por meio de processos explosivos.


Dispersão pelo vento

Dispersão pelos pássaros

As sementes são importantes alimentos que ajudam a enriquecer a nossa dieta. Auxiliam de diversas formas: controlo de peso e do colesterol, regulam o trânsito intestinal, entre outras vantagens. Atualmente, usa-se muito na alimentação as sementes de linhaça, de chia, de sésamo,de girassol, de abóbora, de papoila e de cânhamo. Para ficares a conhecer as suas propriedades clica aqui.

Sementes alimentares

Sem comentários:

Enviar um comentário